Esqueci a senha
Empreender | Habilidade e técnica aliadas

Empreendedores têm buscado mais conhecimento e informação para tocar os negócios. O grande empreendedor é aquele que inova, conhece o seu concorrente e faz sucesso permanente. Este é o desejo de milhões de pequenos e médios empresários brasileiros, mas que nem sempre é possível, por causa de três fatores responsáveis pelo fechamento das empresas no país: falta de planejamento, má gestão empresarial e falta de atenção à conjuntura nacional. É o que afirma Pedro João Gonçalves, economista do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em recente trabalho da entidade.

Há alguns meses, o Sebrae divulgou a pesquisa intitulada “10 Anos de Monitoramento da Sobrevivência e Mortalidade das Empresas”, que faz uma radiografia completa das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) paulistas, criadas nos últimos dez anos. No trabalho, há uma análise completa com data de nascimento, tempo de sobrevida, perfil, causas dos sucessos e fracassos dos empresários. No Estado de São Paulo, por exemplo, a média é de 130 mil novas organizações empresariais por ano.

O levantamento aponta que, no primeiro ano de vida de uma unidade, o índice de mortalidade estadual chega a 27%. Segundo Gonçalves, o resultado é positivo, quando comparado com o de dez anos atrás. “De 1998 a 2007, as taxas de mortalidade caíram em todos os perfis de comparação. No primeiro ano, esta taxa caiu de 35% para 27%”, diz o economista. No Brasil, o aumento da taxa de sobrevivência cresceu, segundo último levantamento do Sebrae Nacional. De 2000 a 2002 a taxa foi de 50,6% e 2003 a 2005 a taxa foi de 78%.

Ao fazer um comparativo, entre a nova e a pesquisa anterior, é possível constatar que houve uma crescente melhora em diferentes aspectos, principalmente nos que se referem ao comportamento e à atuação dos empresários. Um exemplo é a constatação de elevação no grau de escolaridade dos proprietários das empresas ativas. Nesse período, se comparado com o da pesquisa anterior, houve diminuição do número de empresários com até a 4ª série do ensino fundamental – 2% na pesquisa atual e 3% na pesquisa anterior. Houve também aumento de empresários com 8ª série incompleta, 8% contra os 7% na pesquisa anterior.

Informações

Os números do Sebrae mostram que o micro e pequeno empresário está em busca de informações técnicas. Ou seja, além da vontade e habilidade para abrir o próprio negócio, o empresário precisa de informação na gestão da empresa, entender como funciona toda a organização empresarial, bem como buscar auxílio com profissionais qualificados em diversas áreas. Um deles é o contabilista, profissional importante que pode auxiliar o pequeno empresário quanto aos encargos tributários hoje existentes no Brasil, além de orientar o gestor na organização e no planejamento da empresa. Tudo isso, simultaneamente, ajudará o empreendedor a ter um produto mais acessível no mercado.

Um dos grandes exemplos de empreendedorismo é a rede de Lojas Colombo. O diretor presidente da rede, Adelino Colombo, aponta em entrevista ao Boletim do Empresário, que o fator principal do sucesso de seu empreendimento foi muito trabalho. “O sucesso empresarial da rede está baseado em alguns pilares fundamentais, como trabalhar sete dias por semana, o atendimento ao cliente, a preocupação em capitalizar a empresa, não desviar valores para outras atividades e levar a vida sem ostentação, com muita dedicação”, afirma.

A dica de Adelino para quem deseja crescer é ter clareza e fixação de objetivos, bem como a firme determinação de alcançá-los. “A coragem de superar obstáculos também é essencial para o sucesso de um empreendedor. É preciso aliar a disposição de trabalhar e de vencer às habilidades pessoais, buscando um nicho de mercado que o recompense”, finaliza. Porém, ele lembra que o pequeno empreendedor deve evitar o endividamento excessivo e buscar critérios rigorosos no estabelecimento de parcerias e de negócios. A falta de planejamento estratégico e o desconhecimento do mercado também são prejudiciais.

O início da rede foi em 1959, em Farroupilha (RS), quando os primos Adelino Raymundo Colombo e Dionysio Baltahsar Maggioni fundaram as Lojas Colombo. Um ano depois, os negócios expandiram com a inauguração da primeira emissora de televisão naquele Estado.  A venda de televisores foi determinante no crescimento da empresa. Em 1965 foi inaugurada a primeira filial, em Caxias do Sul. Desde então, a empresa expandiu a marca para outras regiões, chegando aos Estados de Minas Gerais e São Paulo, em 2003. Atualmente, a empresa conta com 340 lojas, três centros de distribuição e mais de 6.000 colaboradores espalhados, também, pelos Estados de Santa Catarina e Paraná.

Outro exemplo é o empreendedor Miguel Krigsner que transformou uma pequena farmácia de manipulação, aberta em 1977, na área central de Curitiba (PR), na maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos denominada O Boticário. O grande passo para a futura expansão do negócio foi a abertura da loja, em 1979, no Aeroporto Afonso Pena, e que atendia a capital paranaense e região. Hoje, a rede tem mais de 2.500 lojas no Brasil e em outros 20 países. Assim como Krigsner e Colombo, outros empresários começaram com um pequeno negócio e agora têm unidades em todo o país. O segredo deles é o mesmo: dedicação e busca por informações de gestão empresarial.

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Orcof de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
© TBr Web - Tecnologia Brasil Web.