Esqueci a senha
Revisões e controles do planejamento estratégico

Revisões e controles do planejamento estratégico

Flexibilidade e velocidade são necessárias

A maioria das empresas ocupa-se, neste momento, em fazer o controle estratégico, trabalhando nas revisões necessárias, ou seja, ajustando as “velas do barco-empresa” para a tempestade que se iniciou. É hora não somente de ajustar as “velas”, mas também de rever o próprio rumo que está sendo seguido, corrigindo-o, caso necessário.

Essa revisão pode ser iniciada com análise do cenário. Vivemos, até pouco tempo, um clima geral de otimismo e crescimento econômico, com o qual projetamos o cenário para a empresa. Nos dias atuais, para aqueles que ainda não o fizeram, é recomendável a análise sobre o que se imagina acontecer para o ramo específico de negócio para sua empresa.

Essa análise, preferencialmente brotando de um grupo de pessoas-chave, deve ser feita com cautela para evitar os exageros de praxe, lembrando que muitas oportunidades surgem em momentos de crise. O empresário Abílio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar, quando questionado sobre a crise, não titubeou: "Uns choram com a crise, outros vendem lenços, como nós...". Quantas outras coisas podem ser vendidas! Nesse caso, as competências importantes para o sucesso são a flexibilidade e a velocidade.

Tal reflexão nos direciona também para os exames das estratégias, dos objetivos atuais e da própria missão da empresa. Os ingredientes principais para essa reflexão em cada empresa são sempre os mesmos: pensar, pensar com inteligência, pensar em voz alta com as demais pessoas-chave, coletar números, informações, indicadores, exemplos etc. Caso seja feita em um ambiente de cooperação positiva, com manifestação das pessoas, a empresa poderá colher resultados importantes.

Depois de clareadas e escolhidas as melhores alternativas para a situação da empresa, é importante que o empresário elabore, mesmo de maneira simples, um novo plano escrito que contenha os custos e receitas esperados nos respectivos espaços de tempo.

Caso essa conta apresente resultado positivo (viabilidade), somente então é hora de agir. E de agir rapidamente. Pode ser que outros concorrentes estejam pensando a mesma coisa, e, normalmente, quem chega primeiro colhe os melhores frutos.

O controle estratégico tem como significado básico comparar o desempenho obtido com o que foi planejado e, em caso de divergência, realizar todas as providências necessárias para fazer com que ambos coincidam. Nessa situação só existem duas alternativas: rever o planejamento ou corrigir ações práticas que foram ou vem sendo realizadas.

Dessa forma, o controle estratégico significa a existência de condições que possibilitem a capacidade de realizar as ações necessárias para que o plano estratégico seja implantado e se desenvolva da forma planejada rumo aos objetivos.

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Orcof de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
© TBr Web - Tecnologia Brasil Web.