Esqueci a senha
Liberdade e produtividade: como equilibrá-las?

Você já trabalhou com algum chato do seu lado? Certamente não há uma pessoa que não tenha vivido a experiência de atuar no ambiente de trabalho com alguém indiscreto ou que não tenha limites perante os colegas. Segundo a psicóloga Kátia Mestriner, 90% das demissões ocorrem por problemas comportamentais. “Está difícil encontrar profissionais que, além da capacidade técnica, também possuam bom desempenho comportamental.”

Em entrevista, o especialista em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal, Christian Barbosa, afirma que profissionais que não seguem os limites de conduta da empresa acabam reduzindo a produtividade. “As grandes falhas ocorrem nas utilizações inadequadas da internet, orkut, msn, e-mails e reuniões sem resultado. O ideal é ter foco e saber que, quando perdemos tempo com coisas que não agregam valor, deixamos as coisas verdadeiramente importantes de lado”, diz.

Barbosa afirma que cabe à empresa criar uma política de produtividade para ajudar as pessoas a ganharem tempo no trabalho e a se comunicar de forma mais eficaz. “Sou contra qualquer tipo de rigidez ou excesso de regras nesse processo.” Para ele, o colaborador deve possuir alinhamento com as metas da empresa. “Deve-se trabalhar para reduzir o que for urgente, caso contrário corre-se o risco de demissão e de perder o equilíbrio da vida pessoal e profissional”, ressalta.

Etiqueta

O colega chato é aquele que fala alto, conta piada politicamente incorreta, faz brincadeiras preconceituosas e galanteios machistas/feministas, ou seja, pensa que está em uma mesa de bar. Para a jornalista e especialista em planejamento e qualidade em comunicação, Adriane Werner, este perfil de profissional é cada vez mais comum. “Muitas empresas estão descentralizando e promovendo um ambiente mais descontraído, mas isto não pode transformar o trabalho em um barzinho de esquina”, afirma em entrevista por e-mail ao Boletim.

Para ela, etiqueta nada mais é do que um conjunto de regras, quase sempre tácitas, implícitas, para melhorar a convivência harmônica entre as pessoas. “O manual de regras criado pela empresa deve aproximar os colegas e não afastar”, conta Adriane. É neste momento que a comunicação interna torna-se imprescindível. “Toda organização tem um código de conduta que não está escrito, mas que é exigido dos colaboradores. A maioria dos problemas ocorre em falhas na comunicação”, diz.

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Orcof de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
© TBr Web - Tecnologia Brasil Web.