Esqueci a senha
Fluxo de Caixa | Instrumento para avaliação do potencial da empresa

O Fluxo de Caixa, que era entendido como ferramenta auxiliar na gestão financeira das empresas, tornou-se, com a Lei das S.A., uma obrigação. Porque a transparência dos balanços não é mais vista como um capricho interno, do gestor hábil e determinado a crescer. Tornou-se uma demonstração de respeito também ao público externo, ao mercado global. E passou a seguir as determinações legais de convergência às normas internacionais.

Por isso, as informações contábeis precisam ser exatas e de fácil leitura para não confundir investidores e a movimentação nas bolsas, que se pautam pelos números de todas as empresas, seja ela de capital aberto ou fechado, grande, pequena ou média, do setor A ou B, com potencial de crescimento ou recrudescimento.

O Fluxo de Caixa, nesse sentido, funciona como um dos principais instrumentos para avaliação do potencial da empresa, de sua capacidade de gerar recursos. Serve ainda de orientação ao investidor, seja o banco, ao abrir nova linha de crédito, seja o acionista, interessado em alavancar novos negócios.

Trata-se de um instrumento contábil construído a partir do levantamento de informações conhecidas e projetadas, que permitem a visualização de todas as entradas e saídas de recursos financeiros, distribuídos numa linha de tempo futuro.

No que diz respeito à gestão, por meio do Fluxo de Caixa, é possível avaliar o melhor momento de repor os estoques, comprar ativos, fazer investimentos ou promoções de vendas para melhorar o negócio.

De acordo com a Resolução CFC 1.296/2010, as empresas devem elaborar, portanto, demonstração dos fluxos de caixa de acordo com os requisitos da norma e apresentá-la como parte integrante das suas demonstrações contábeis divulgadas ao final de cada período.

Definições sobre o que deve constar no demonstrativo

Caixa: compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis.

Equivalentes de caixa: são aplicações financeira­s de curto prazo, de alta liquidez, prontamente conversíveis em um montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

Fluxos de caixa: são as entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa.

Atividades operacionais: são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades diferentes das de investimento e de financiamento.

Atividades de investimento: são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.

Atividades de financiamento: são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no endividamento da entidade, não classificadas como atividade operacional.

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Orcof de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
© TBr Web - Tecnologia Brasil Web.