Esqueci a senha
Educação permanente | O treinamento como estratégia

O aprimoramento pessoal é um imperativo em tempos de competitividade acirrada e mercado instável. Para garantir sobrevivência, as empresas necessitam de colaboradores habilitados a agir com critérios técnicos diante de um consumidor cada dia mais exigente. Por isso, o treinamento profissional não pode ser visto pelo empreendedor como ação ocasional e sim, como atividade perene, porém, com objetivos específicos e claros.

Para que esse movimento interno da empresa, de melhoria constante, não se perca em boas intenções, é preciso estrutura e orientação, tendo o mercado como referência. O que significa posicionamento diante da concorrência, que também procura o aperfeiçoamento que necessita.

É utópico querer participar de um mercado competitivo e seletivo de forma aleatória, sem planejamento estratégico, sem profissionalização em todos os níveis, sem informações, sem conhecimentos especializados. Porque a identificação das exigências do público alvo exige sensibilidade e determinação, além de técnica.

Satisfazer o cliente e acompanhar as demandas que se renovam a cada dia é uma missão alcançada apenas pelos profissionais obstinados. A orientação para o empresário que tenta avançar pela qualificação de sua equipe é não “comprar” treinamentos apenas teóricos com pequena ou quase nenhuma aplicabilidade prática. Treinar é investir sob medida, com rigor nos critérios na hora de selecionar e contratar instrutores.

O que mais importa na organização de um plano de treinamento é saber o que ficará para a empresa e para a equipe participante. Em síntese, ao se investir em treinamento espera-se que haja aumento de produtividade, mudanças de comportamento, melhoria do clima humano na organização, redução de custos e de acidentes, rotação de pessoal, além de outros resultados.

A abrangência do papel do treinamento na empresa moderna não se restringe apenas em oferecer condição para que o empregado melhor se capacite ou se desenvolva, mas também, como força capaz de intervir na organização e no processo produtivo. Só entendendo assim é possível dar à empresa o que ela espera: força capaz de ajudá-la na árdua tarefa de maximizar resultados, minimizando os custos e otimizando os recursos humanos disponíveis, tornando-os mais eficientes e mais eficazes.

Aplicação técnica

De volta ao pragmatismo, o treinamento envolve algumas etapas que devem ser seguidas para garantir o sucesso do treinamento, são elas:

• identificação do cliente;

• levantamento de necessidades;

• diagnósticos;

• elaboração ou planejamento;

• execução e avaliação dos resultados obtidos com o treinamento.

Aprendizado

A tendência é que as empresas se tornem verdadeiros educandários, onde a formação humana e profissional seja um motor contínuo.  Elas são um microcosmo onde se dá os embates humanos. A gestão moderna leva essa percepção macro em consideração e faz com que o colaborador se sinta um agente de uma grande mudança que se processa no todo, a partir de pequenas células.

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Orcof de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
© TBr Web - Tecnologia Brasil Web.