Esqueci a senha
Gestão de custos e despesas | uma vantagem competitiva

Os empresários e seus administradores precisam trabalhar com planejamento e orçamento financeiro, condições básicas para o controle dos negócios. Por meio destas ferramentas, eles conhecem seus limites e orientam o rumo da empresa, reduzindo os riscos e as incertezas do negócio. O orçamento é uma ferramenta estratégica que regula o que pode e o que não ser feito na empresa.

Na luta por vantagens competitivas, a redução de custos e despesas é considerada fundamental. O controle dos custos e das despesas torna-se um instrumento imprescindível para gerenciar a lucratividade. Conhecer, comparar e controlar a evolução dos custos e das despesas, mensalmente, por exemplo, é aumentar a competitividade, a rentabilidade e a viabilidade econômica da empresa.

Diferenciação

Na linguagem comum, os termos custos e despesas são sinônimos. Tecnicamente, eles têm significados diferentes. Custos estão ligados à aquisição de ativos, a exemplo de estoques (mercadorias, matérias-primas etc.), enquanto que as despesas referem-se aos gastos para vender os produtos e administrar a empresa.

Como fazer

Na planilha de controle mensal que sugerimos abaixo (de forma simplificada) deverão ser previamente registrados os valores de custos e das despesas que serão desembolsados, acompanhados, no decorrer do mês, pelos seus pagamentos.

Conheça, compare, controle

Alguns custos e despesas necessitam de um controle mais rigoroso. Outros requerem somente uma observação.

Este acompanhamento tem como objetivo verificar o comportamento de cada item, permitindo ações que possam conter os gastos que estão crescendo sem justificativa.

Lição de casa

• Quais são seus principais custos e despesas?

• Em qual dos dois há mais gastos?

• Quais os que você realmente controla?

• Quais os que mais afetam seus negócios?

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Orcof de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
© TBr Web - Tecnologia Brasil Web.