Esqueci a senha
Políticas publicas | O que fazer para gerar menos lixo

Se nos anos 80 a frase mais expressada pela juventude era Diretas Já! No século 21 tende a ser Participação Já! Uma das locomotivas desse novo movimento social no Brasil é o meio ambiente.

Como o assunto é tendência, a questão ambiental não deve ser motivo de conflitos à moda antiga, entre defensores da sociedade de consumo e anticonsumstas.

O embate deve se dar entre gestões públicas fechadas e transparentes. Entre empresas obsoletas e modernas. Entre sociedade desinformada e aquelas em busca do bem-estar comum.

As pessoas querem saber, por exemplo, como o lixo que produzem está sendo tratado. Sim. Está sendo reciclado corretamente? Os rejeitos estão sendo depositados em locais adequados, que não contaminem o solo?

As pessoas e empresas vão se perguntar também se não estão produzindo muito lixo. “A lixeira lá de casa está fora de controle? Por quê? Os papéis no escritório são reutilizados? O que faço para evitar desperdícios?“

Olhar com mais carinho o próprio lixo será o contraponto da população e das empresas nessa nova revolução comportamental que se anuncia.

A pressão tende a aumentar, e os governos terão de agir com presteza para garantir a aplicação das novas leis ambientais (exemplo: Lei 12.305/2010), sem comprometer o equilíbrio da cadeia produtiva.

A maioria quer avançar, mas há poucos recursos financeiros disponíveis. Por isso, é preciso compreensão geral, pois o processo será relativamente longo até que se chegue a um equilíbrio, uma vez que não se muda comportamento coletivo com rapidez. Não se muda estrutura produtiva com rapidez.

O importante agora é se sintonizar com a revolução que se processa e a palavra de ordem é: Participação Já! O empresário que agir primeiro sai na vantagem.

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Orcof de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
© TBr Web - Tecnologia Brasil Web.