Esqueci a senha
Dieta balanceada | Mesa diversificada garante o bom desempenho do organismo

A boa alimentação, que resulta em um balanço energético e nutricional equilibrado, conta muito no desempenho profissional. No entanto, a agitação do dia a dia e a falta de tempo têm levado a alternativas gastronômicas preocupantes, que podem ocasionar a obesidade e o mau funcionamento do organismo.

Fast foods, carregados de carboidratos e proteínas, acompanhados de refrigerantes, como substitutos do almoço, somados às guloseimas no meio do expediente, são vistos pelos especialistas como um risco à saúde. Comer pouco baixa a resistência e torna o organismo suscetível a processos infecciosos. Se a refeição é muito pesada, além de engordar, pode comprometer a energia e dar sono.

O professor de nefrologia da Escola Paulista de Medicina e autor do livro “Sabor & Vida: Alimentação para a Prevenção do Câncer”, Nestor Schor, diz que é importante para o desempenho do organismo ter uma dieta diversificada e praticar exercícios frequentemente.

No café da manhã, segundo ele, é recomendável o consumo de sucos com vários sabores e sem açúcar. Nesse horário, o organismo precisa consumir calorias e alimentos com cálcio, como leite e derivados. O amido também deve marcar presença no pão, de preferência de centeio. As frutas favorecem o movimento intestinal, principalmente mamão e laranja (com o bagaço).

O almoço, diz Schor, é uma refeição que não deve ser substituída. Os pratos variam muito de acordo com a cultura de cada região. No Brasil, a base arroz, feijão, ovo e bife de carne, acompanhado de folhas verdes, tem um balanço nutricional excelente, tanto calórico quando proteico. Um lanche rápido, segundo ele, tem mais calorias e menos nutrientes.

O especialista indica a ingestão de peixe pelo menos cinco vezes por semana, por ser um alimento rico em HDL, o colesterol bom, e aves. As carnes vermelhas devem ser ingeridas duas ou três vezes por semana e o ovo no mínimo duas vezes.

O jantar deve ser uma refeição semelhante ao almoço. O ideal é comer pouco várias vezes ao dia, não só no jantar. Essa história de tomar café como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo não é visto com bons olhos, por não ser harmonioso ao organismo. Um bom sono completa a dieta.

Durante o trabalho, os alimentos de digestão fácil dão mais disposição. Um ótimo exemplo são aqueles alimentos que contém amido, como pão, massa e açúcar. Os alimentos de digestão mais difícil podem causar indisposição e comprometer a produção. É o caso da carne, principalmente a vermelha, e os alimentos muito gordurosos. O petisco mais indicado para beliscar durante a tarde é o aperitivo ecológico, alimentos coloridos, de baixa caloria.

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Orcof de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
© TBr Web - Tecnologia Brasil Web.