Esqueci a senha
Sigilo e Confiabilidade | Política de controle de informações estratégicas

O mercado tem exigido postura rigorosa das empresas com relação às informações internas, que orientam suas estratégias de ação. Porque a concorrência acirrada, resultante da abertura e expansão dos mercados globais, pode estimular o vazamento de dados confidenciais e de segredos importantes, seja em relação aos clientes ou ao um plano de desenvolvimento, por exemplo, colocando em risco a sobrevivência do negócio. A preocupação com segurança da informação está associada também à preservação de marcas e da reputação corporativa.

São vários os mecanismos para garantir o controle do fluxo interno de informações, seja tecnológico ou punitivo. Mas antes de qualquer medida, a empresa precisa ter um diálogo aberto e franco com seus executivos em funções estratégias, que detêm essas informações, bem como conscientizar o publico interno sobre a importância da segurança do que for sigiloso e confidencial.

Para efeito jurídico é fundamental à empresa boa dose de precaução e desenvolver uma Política de Sigilo e Confidencialidade da Informação, que deve começar no momento em que é assinado o contrato de trabalho. O colaborador precisa estar ciente de que será responsabilizado legalmente caso se envolva nesse tipo de crime e assinar o Termo de Compromisso de Confiabilidade.

Pode-se falar em crime com base no Código Penal que assim classifica a revelação de segredo que o empregado tenha ciência em razão de sua profissão e cuja revelação possa causar danos a terceiros. No entanto, para se chegar a esse ponto a empresa precisa ter instrumentos para gerar evidências que instruam a Justiça. Esse processo já é possível com ajuda da Tecnologia da Informação, capaz de monitorar e bloquear informações e qualquer tipo de acesso on-line, como blogs, e-mails, MSN, redes sociais, telefones, áreas de armazenagem, papéis e impressoras.

O volume de informações geradas internamente pode ser classificado e hierarquizado. Até, se for o caso, guardado em cofres eletrônicos. Claro que tudo depende do tipo de empresa e da sua área de atuação. Mas acima disso, o bom relacionamento interno é fundamental para que o clima não fique denso. Afinal, a partir do momento em que o colaborador entra para uma empresa é como se entrasse para defender um time. O jogo é coletivo, as empresas que atuam na mesma área são concorrentes e estão ávidas para conquistar seu mercado. Por isso a estratégia do time tem que ser mantida em segredo sempre, porque no mercado a partida, depois que começou, não tem fim.

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Orcof de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
© TBr Web - Tecnologia Brasil Web.