Esqueci a senha
A contabilidade de custos como ferramenta de gestão

O ponto chave do sistema é a flexibilidade, devendo ser capaz de fornecer informações diferentes para propósitos diferentes.

Para alcançar vantagens competitivas, a redução de custos é fundamental. Por isso, conhecer e acompanhar a evolução do custo deve ser uma constante no exercício diário da contabilidade de custos. Com isso, é possível não apenas ampliar a competitividade, mas também conhecer a rentabilidade e a viabilidade econômica do negócio para definir ações estratégicas que fortaleçam a empresa no mercado.

A falta de informações sobre custos significa desconhecer o próprio lucro e os produtos que não trazem margem de contribuição. A consequência dessa falta de controle tende a ser menor rentabilidade, mau gerenciamento do capital investido na formação de estoque e, por fim, não saber quais são as ameaças à estabilidade econômica e financeira da empresa. Um coquetel explosivo que pode colocar o negócio em más situações.

As organizações saudáveis precisam de informações. Com a dinamização dos métodos de produção, precisam também de novas medidas de controles e atribuições para integrar os custos às áreas de desenvolvimento, engenharia, produção, vendas, distribuição, atendimento ao cliente etc.

Contabilidade de Custos

A contabilidade de custo presta esse serviço, como ferramenta de gestão, para fornecer informações à administração que facilitem o gerenciamento das atividades produtivas, comerciais e financeiras, além de cumprir exigência fiscal. Permite ao gestor compreender e estruturar os custos dos produtos e serviços, atividades, processos e outros objetos com visão de curto e longo prazo.

Conhecendo os custos, a empresa consegue gerenciar suas atividades, atendendo as funções de planejamento, controle das operações, tomada de decisões e determinação do lucro. Com as informações é possível aplicar ações corretivas, determinar padrões, fazer orçamentos e provisões, estabelecendo comparações entre custo real e o custo orçado. De maneira prática, em forma de relatórios, chega-se à rentabilidade da empresa.

A contabilidade de custos determina o valor do custo dos bens produzido para formar os valores do estoque de produtos acabados e de produtos em processo, que integram o ativo da empresa na composição do balanço patrimonial, e o custo dos bens produzidos e vendidos no período, que integram o resultado do período, determinando o custo dos produtos vendidos na demonstração de resultado do período.

Assim, na Demonstração de Resultados, os custos de produção integram os custos dos produtos vendidos, quando vendidos; e, no Balanço Patrimonial, na conta de estoques, enquanto não vendidos. As despesas de vendas e administração, com o conceito de despesas do período, integram, na Demonstração de Resultados, as despesas operacionais.

Enfim, custos são gastos em produtos e serviços para produzir benefícios futuros, que estão diretamente relacionados ao processo de produção de bens e serviços.

Sua gestão requer profunda compreensão da estrutura organizacional, pois este conhecimento é fundamental para definição do sistema, que não está limitado a critérios formais e normas técnicas, como está o sistema de contabilidade financeira. No entanto, para servir como instrumento de gestão, o sistema de contabilidade de custo deve ser integrado à contabilidade financeira.

O ponto chave do sistema de contabilidade de custo é a sua flexibilidade, devendo ser capaz de fornecer informações diferentes para propósitos diferentes, servindo ao mesmo tempo o usuário interno e externo, possibilitando respostas diferentes e apropriada à necessidade de cada usuário interessado. O sistema de contabilidade de custo deve moldar a empresa ao ponto que gestores e contadores estejam sintonizados e entendam as informações da contabilidade em tempo real.

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Orcof de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
© TBr Web - Tecnologia Brasil Web.