Esqueci a senha
Auditoria Interna | Uma atividade necessária para tornar as organizações duradouras

As empresas em geral, impulsionadas por metas e pelo aproveitamento de suas potencialidades, procuram garantir a continuidade por meio do crescimento constante e da diversificação de suas atividades econômicas, de modo que assegure aos empresários o retorno necessário às suas expectativas.

Uma pequena empresa de um só dono, ele pode controlar todas as operações que envolvem dinheiro, compra e venda de mercadorias, recebimentos e pagamentos, controle da produção, da eficiência dos funcionários, patrimônio etc. Como tudo está centralizado num único local, e seu tempo é voltado única e exclusivamente à empresa, este empresário consegue desenvolver com eficiência todas as atividades.

Mas, consideremos que essa mesma empresa, devido ao crescimento constante de sua produção, passou a dispor de muitos funcionários, descentralizou suas funções, inclusive com instalações em locais distintos. Aquele controle inicial, exercido única e exclusivamente pelo dono necessita ser delegado a outras pessoas que cuidarão, individualmente, de uma parte da empresa, e assim por diante.

Estamos, portanto, nos referindo agora a uma organização moderna, em que vários setores são agrupados para fazer parte de um todo, reunindo esforços coletivos para alcançar melhores resultados. Portanto, torna-se necessário a existência de um setor que esteja atento às oportunidades de melhorias, no sentido de controlar e obter informações de pessoas independentes daquelas que a executam.

Os administradores responsáveis pelos seus setores, sem tempo disponível para verificar 'in loco' o que se passa com as pessoas, procedimentos e valores sob sua supervisão, necessitam certificar-se de que tudo funciona de acordo com o planejado.

Por estas e outras considerações, passou a fazer parte da organização moderna a existência de uma atividade de auditoria interna. É uma atividade especial, colocada numa situação diferenciada que faz parte da alta administração para lhes fornecer a indicação de que as politicas e os procedimentos se encontram efetivos por toda a organização.

Por essa razão, a administração passa a necessitar de alguém que lhes afirme que os controles e as rotinas de trabalho estão sendo habilmente executadas e que as informações contábeis, com efetividade, merecem confiança, pois refletem a realidade econômica e financeira da empresa. A auditoria interna, neste momento é concebida como uma atividade necessária à organização e desenvolve-se a fim de seguir a gerência ativa, concedendo-lhe alternativas, como ferramenta de trabalho, de controle, assessoria e administração.

Cabe, portanto, a auditoria interna, auxiliar a alta administração e seus executivos, na melhoria de seus negócios, identificando áreas problemáticas, sugerindo correção e informações para controlar as operações pelas quais tais administradores são responsáveis.

É recomendável que a politica da empresa defina a estrutura que a auditoria interna deva ter, para que esta desenvolva no mais alto grau de profissionalismo e aceitação, a partir do presidente da empresa e por todo seu corpo e divisões administrativas e operacionais, sustentando a auditoria como atividade organizacional, permitindo-lhe, acesso irrestrito, exames regulares, reporte oportuno e correções apropriadas.

A constituição da atividade de auditoria interna deve fazer parte do conjunto das declarações de funções que estabelecem a autoridade e responsabilidade dos mais altos níveis, que define a forma pela qual a empresa deva operar em função dessas determinações, estabelecendo como os executivos consideram os propósitos, a missão e a autoridade de cada função dentro da empresa.

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Orcof de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
© TBr Web - Tecnologia Brasil Web.